Pular para o conteúdo principal

Resenha: Serial Killers – Anatomia do Mal por Harold Schechter

Olá pessoal!

Hoje iniciamos meio homicida, assim, cheio de adrenalina nas veias para falar deste livro super massa ANATOMIA DO MAL.


         "Por que o pior monstro não está no imaginário. Ele é real, e se chama ser humano."





FICHA TÉCNICA

Titulo: Serial Killers – Anatomia do mal

Autor: Harold Schechter
Tradutor: Lucas Magdiel
Editora: Darkside Books
Especificações: Capa dura | 480 páginas
Ano: 2013


SINOPSE: 
O que faz gente aparentemente normal começar a matar e não parar mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria? As respostas estão no novo lançamento da editora DarkSide Books: Serial Killers – Anatomia do Mal, dossiê definitivo sobre o universo sombrio dos psicopatas mais perversos da história.

Escrito por Harold Schechter – que pesquisa o tema há mais de três décadas, o livro é referência fundamental a todos os que se interessam pelo universo da investigação e da criminologia. Em Serial Killers, Anatomia do Mal você vai descobrir como eles matam e por que eles matam. Pontuado por curiosidades macabras, dados científicos e fatos pouco conhecidos sobre a trajetória e a mente dos principais criminosos em série dos Estados Unidos, O livro de Schechter abrange desde a criação do termo serial killer no início do século 20 até o fascínio exercido por matadores seriais na cultura pop (cinema, música, literatura). Histórias reais, assassinos reais, de uma maneira que você nunca viu, estudados com profundidade, rigor científico e conhecimento psicológico. Um livro que vai atrair a atenção dos fãs das séries CSI, Dexter, Criminal Minds e do Canal Discovery Investigation e de todos aqueles que querem entender o que se passa na mente dos assassinos mais temidos e cruéis de todos os tempos. Sem dúvida, oriundos de uma sociedade que precisa repensar urgentemente como cicatrizar essas feridas abertas.
RESENHA:
A primeira vez que tive contato com o livro foi em 2017 através da Bienal do Rio. Logo de cara a capa me chamou atenção, entanto, me segurei para não comprar. Mas andando para lá e para cá acabei adquirindo o livro na loja do submarino, só que a loja física ( podem dá uma olhada no site). O valor que comprei em 2017 ainda permanece, em torno de R$36,90. 

O livro chama atenção devido ao riquíssimo trabalho da editora Darkside. Além da sua capa dura tem os detalhes grifados que em alguns casos são as frases mais importante, outros, são os destaques da imagens dos Serial Killers com as histórias de cada um assassino de várias parte do mundo e de séculos diferentes.

Os serial killers vivem no imaginário popular há séculos e despertam a curiosidade nata do ser humano, especialmente depois dos assassinatos cometidos pelo Jack, o Estripador, durante a era vitoriana na Inglaterra. Os assassinos em série chocam pela crueldade e violência de suas ações, mas, principalmente, por parecerem comuns à primeira vista e levarem vidas normais mesmo enquanto estão matando. O que Harold Schechter tenta com o seu livro Serial Killers: Anatomia do Mal é tentar explicar e caracterizar o perfil destas pessoas, demonstrar o uso da psicologia para a compreensão do que as tornou deste jeito e apresentar alguns casos famosos (e outros nem tanto) ao longo de quase 500 páginas.

Embora tenha gostado do livro, não posso mentir e dizer que é uma leitura fluída; na realidade, é mais capaz que você fique lendo Anatomia do Mal algumas semanas ou até meses antes de finalizá-lo. Estamos frente a uma temática pesada e o autor não poupa detalhes, ainda que não caia para um lado sensacionalista, ou seja, não é um livro para qualquer um. Por exemplo, comecei devorando o livro e me mantendo meio afastado, mas conforme a leitura avançava e a ficha de que tudo que está ali não só é terrível, como também é real e que acontece em todos os lugares – até um assassino em série brasileiro é citado por Schechter, ou seja, pessoas de verdade morreram pelas mãos de outras pessoas também reais de maneiras que fariam personagens da literatura de terror ficarem chocados.
PS: Para quem desconhece, este foi o livro que iniciou a coleção Crime Scene da Darkside Books, voltados justamente para falar sobre este tema e o crime em geral. De lá para cá, a editora já publicou títulos da Ilana Casoy, a biografia de Charles Manson e um outro sobre criminosos e assassinos que se aproveitam da internet. Se ficou interessado, recomendo acessar o site da Darkside para conferir a lista atualizada conforme eles forem ampliando a coleção.
Deixo para vocês um video super simples com o que gostei no livro.

Até a próxima pessoal!

Att. Karol Oliver




Comentários